Realizada ações de Combate as Aedes Aegypti

Durante os meses de outubro e novembro o município de Irati, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizou varias ações voltadas à conscientização e orientação de COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

As ações foram desenvolvidas pela Agente de Combate a Endemias Poliana Peruzzo, e a Enfermeira da Unidade de Saúde, Larissa Hellen Calinski, onde trabalharam com os seguintes grupos:

• GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: a ação foi realizada durante o encontro mensal, tratando do que a Zika, Chikungunya e a Dengue causam para a mãe e o bebê, e toda a orientação sobre os cuidados de prevenção para evitar criadouros do mosquito.
  • Durante o evento OUTUBRO ROSA/NOVEMBRO AZUL foi realizado a entrega de panfletos de conscientização para o combate a prevenção contra o AEDES AEGYPTI.
  • NO GRUPO DE IDOSOS foi realizado conscientização sobre os cuidados, combate ao mosquito e informações sobre as doenças que ele transmite e as consequências negativas para a saúde, com enfoque maior na Dengue haja visto que, alguns dos casos de Dengue que o município teve foram em idosos.
  •   NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, CEMIR E JACUTINGA, a abordagem foi através de vídeos de interação, somado a entrega de jornais educativos que destacaram todas as doenças transmitidas pelo mosquito AEDES AEGYPTI, bem como, orientações de combate a criadouros.

Conforme as profissionais, Poliana e Larissa, o despertar dos alunos pelo interesse com os cuidados é de grande importância, também para a conscientização das futuras gerações de adultos.

NO CEMEI foi realizada amostragem de larvas, o que despertou grande interesse nos pequenos, assim como a entrega de dobraduras sobre o combate ao mosquito AEDES AEGYPTI, com atividades e desenhos para colorir.

Ainda no mês de novembro foi realizada a dedetização das bocas de lobo de toda a área central do município e na comunidade do Sete de Setembro. Durante o mês de novembro como já é de rotina, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou o Levantamento de Índice de Amostragem (LIA), que indica o nível de infestação de mosquito AEDES AEGYPTI no município. O resultado mostrou que depois de um longo período em nível de risco, Irati passa a estar em um nível satisfatório, o que traz um pouco mais de tranquilidade a todos os munícipes.

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Combate a Endemias, espera que todos continuem tomando os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

“Onde não há mosquito, não há doença!”