Irati realiza Pedágio de Conscientização “Todos Contra a Dengue”

A ação foi realizada na tarde desta segunda-feira (15) na cidade de Irati, tendo o objetivo de diminuir a proliferação do Aedes aegypti no município. Segundo a enfermeira da Unidade Municipal de Saúde, Larissa Hellen Calinski, já foram confirmados nove (9) casos da doença, deixando o município em alerta, pois, pelo número de habitantes Irati já é considerado município em epidemia.

Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com atuação das profissionais Agentes de Saúde, a ação da tarde consistiu na entregues folders e feitas orientações aos pedestres e motoristas, sobre o mosquito da dengue e a forma de combater.

O Aedes Aegypti é transmissor não apenas do vírus da dengue, mas também da febre de chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. A proliferação da espécie está diretamente relacionada com a presença de água parada nos ambientes, pois estes locais servem como criadouros, onde o mosquito deposita os ovos e estes se desenvolvem até se tornarem adultos que podem transmitir as doenças, caso infectadas.

A Secretaria de Saúde e o Setor de Combate a Endemias, orienta que ao identificar algum sintoma da doença, as pessoas procurem com urgência a Unidade de Saúde.

Caso apresente um ou mais sintomas:

• Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Dor muscular e nas articulações
  • Náuseas e vômitos
  • Sangramento no nariz e gengiva
  • Dor abdominal
  • Dor atrás dos olhos