Nova capacitação da Nota Eletrônica é realizada em Irati

Nesta semana, no dia de ontem quarta-feira (08), mais um curso de nota fiscal eletrônica foi realizado para produtores rurais de Irati, seguindo um cronograma de cursos que acontecem neste ano, a fim de que todas as propriedades tenham acesso ao conhecimento do novo sistema.

A capacitação foi ministrada pela instrutora do SENAR, Janice Zanella. Ela repassou as principais vantagens de migrar para a NFP-e (nota fiscal  produtor eletrônica) e relatou uma possível disponibilidade de um futuro aplicativo “Nota Fácil”, para trabalhar off-line na emissão da nota, sendo que inicialmente o mesmo deve ser logado na forma online e os trabalhos podem ser na lavoura na forma off-line, sendo que após ele lança os dados quando o aparelho volta na forma on-line.

Presente na abertura da capacitação, o prefeito Neuri Meurer ressaltou a importância do agricultor estar adequado para a emissão de notas fiscais, o que facilita o dia a dia no campo.  Na oportunidade destacou alguns programas do governo estadual, entre eles a internet para todos, o qual objetiva atender  todas as propriedades com internet de boa qualidade, facilitando também  a emissão das NFP-e.  “ Acredito que, com esse programa conseguiremos acessibilidade digital para todos uma vez que, nosso município ainda possui propriedades onde o sinal de internet não chega”, lembrou o prefeito.

Conforme o contador da prefeitura e representante dos conselhos municipais, Odirlei C. Bergamaschi,  todos os setores estão sendo informatizados através da NF, seja empresas públicas ou particulares, e desta vez também o setor de agricultura. “Devido as mudanças necessárias é importante que os agricultores busquem o conhecimento para cumprir as exigências e aplicação da nota eletrônica”, destaca Odirlei.

A servidora Udrima Lucas de Melo, responsável pelo setor de blocos do município, ressaltou a importância dos produtores participarem nesses cursos pois, a partir do dia 01 de julho deste ano de 2023, será obrigatório a emissão da nota fiscal eletrônica. Ficará de responsabilidade dos produtores fazer as suas notas. A secretaria da agricultura e setor de blocos pode auxiliar mas não pode fazer  as NFP- e. Lembra que, quem não estiver adequado para fazer as notas fiscais eletrônica, deverá buscar um escritório de contabilidade ou alguém de confiança para o preenchimento da mesma. “Pare evitar transtornos, custos e tempo, é importante que os produtores façam as capacitações. Procurem o setor de blocos para se inscreverem nos próximos cursos que serão realizados em Irati”, informa a servidora Udrima.

Durante a capacitação nesta semana, o diretor de agricultura Sandro Savoldi, acompanhou e registrou o momento, repassando imagens e informações para a divulgação nas redes sociais da prefeitura.