Curso de Processamento de Carne Suína traz conhecimento aos produtores

Nesta semana, nos dias 02 e 03 de outubro, a Administração Municipal de Irati, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu, na parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Quilombo e com execução do SENAR SC, o Curso de Processamento de Carne Suína.

Sob a coordenação do instrutor do SENAR, Lineu Luiz Surdi, foram 16 horas de aprendizado na teoria e na prática, com a participação de produtores do município que tiveram a oportunidade de aprender várias técnicas de manipulação de carne suína, para defumados e embutidos. Entre os preparos estão o Porco Pizza, Salame Italiano, Salame Colonial, Lombo Defumada, Baccon, Filé Mignon Defumado, Costela Defumada, Linguiça Frescal e Linguiça Toscana.

O instrutor Lineu, lembra que o curso visa fomentar a pequena agroindústria familiar, despertando no agricultor o interesse pela transformação da carne suína, agregando valor e aumento da renda para a propriedade. “Foram dois dias de aprendizado e muita interação do grupo, o que nos motiva a trabalhar cada vez mais”, destaca o instrutor.

Durante os dois dias de curso, o diretor de agricultura Sandro Savoldi, acompanhou e deu suporte para o bom andamento dos trabalhos. Ainda no dia 02 de outubro, dando as “boas vindas” ao instrutor do curso e aos produtores participantes, marcaram presença o prefeito Neuri Meurer, o vice-prefeito Alcir Ferrari e o secretário de agricultura, Valdemir Luís Fortuna.