Palestra sobre doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti é realizada em Irati

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Prefeitura de Irati, proporcionou no dia 01 de dezembro de 2021, uma palestra com a Sra. Debora Samira da Costa, Diretora de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Chapecó, sobre prevenção a dengue, zika vírus e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O objetivo do encontro foi à conscientização, prevenção e combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada em vasos, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas, caixas d’água, cisternas, calhas, plantas, entulhos, lonas plásticas, poços, tonéis de depósito d ´água, lixo e entulhos. A diretora destacou que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito.

DICAS DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Verifique se a Caixa d’água está bem tampada

Deixe as lixeiras bem tampadas

Coloque areia nos pratos de planta até transbordar

Recolha e acondicione o lixo do quintal

Limpe as calhas

Cubra piscinas

Cubra os ralos com tela

Limpe a bandeja externa da geladeira e freezers.

Tampe bem os tonéis de depósito d´água

Deixe garrafas e recipientes sempre com a boca para baixo

Cubra lonas plásticas com terra ou areia

Aplique larvicidas