Irati finaliza Semana de Combate ao Mosquito AEDES AEGYPTI com varias ações

O município de Irati-SC juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu nos dias 13 a 17 de dezembro de 2021 a SEMANA DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI com varias ações voltadas a conscientização e orientação a toda a população.

Conscientização no Colégio Estadual Celso Rilla com turmas do 6º ano ao ensino médio com palestra ministrada pela Agente de Combate a Endemias Poliana e a Enfermeira da Unidade Básica Larissa, onde foi exposta a situação de infestação do estado de Santa Catarina e município e orientação sobre os cuidados com a água parada, informações básicas sobre o mosquito Aedes Aegypti e os sintomas causados pela Dengue.

Nas escolas municipais Cemir, Cemei e Escola Jacutinga a abordagem foi atrás de vídeos de interação e atividades referentes à dengue. Foram também motivados por alguns dos professores a realizarem a limpeza do pátio da escola. O despertar dos alunos pelo interesse com os cuidados e a conscientização foi de grande importância, sendo relatados pelos professores e pais. Também foi realizada a panfletagem com orientações sobre os cuidados com a água parada.

Foram realizadas coletas de lixos e sucatas no centro da cidade na quinta feira dia 16/12 e comunidade de Sete de Setembro no dia 17/12, onde tivemos a colaboração de toda população. Conscientização e orientações nas redes sociais e programa de radio do município também foram realizados.

A campanha atingiu os objetivos esperados, o município espera que todos continuem tomando os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.