Mutirão de Limpeza acontece sexta-feira dia 26

O Centro de Operações em Emergências em Saúde (COES) de Irati, promove na próxima sexta-feira, dia 26 de maio no período da manhã, o Mutirão de Limpeza nos terrenos da cidade de Irati. O trabalho vai contar com profissionais da secretaria da saúde, vigilância sanitária, setor de combate a endemias e o setor de urbanismo.

A agente de endemias Laiane Rodrigues, solicita que aos moradores da cidade, que cada um recolha o lixo em seu terreno e deixe depositado na frente da residência para que possa ser recolhido na sexta-feira (26) pela manhã. Também pede a colaboração para que os moradores deixem livre o acesso na residência e terreno pois, será feito vistorias nos locais. O objetivo é acabar com os locais, possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Nos últimos anos o Município de Irati/SC, entrou em nível epidêmico e principalmente a alta incidência recorrente de casos de dengue. Neste ano de 2023 o número de casos registrados de dengue tem aumentado, bem como, o risco de disseminação de febre de chikungunya e zika vírus, e suas complicações dentre elas a microcefalia em recém-nascidos.

Mesmo com ações constantes no combate, já são 10 casos de dengue, e Irati já decretou situação de Emergência em Saúde Pública no território do municipal, em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti.

Ainda neste mês de maio, Administração Municipal de Irati criou e instalou o Centro de o Centro de Operações em Emergências em Saúde (COES) Municipal, implantado para monitoramento e intensificação das ações de controle do mosquito Aedes Aegypti e assistência aos casos.