Centro de Operações em Emergências em Saúde é criado em Irati

Nos últimos anos o Município de Irati/SC, entrou em nível epidêmico e principalmente a alta incidência recorrente de casos de dengue. Neste ano de 2023 o número de casos registrados de dengue tem aumentado, bem como, o risco de disseminação de febre de chikungunya e zika vírus, e suas complicações dentre elas a microcefalia em recém-nascidos.

Mesmo com ações constantes no combate, já são 10 casos de dengue, e Irati já decretou situação de Emergência em Saúde Pública no território do municipal, em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti.

Considerando que para o combate ao mosquito Aedes Aegypti é necessário o envolvimento de diversos setores da sociedade civil e múltiplos órgãos governamentais, além da mudança comportamental da população, estabeleceu-se o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e combate ao Mosquito Aedes Aegypti, alinhado ao Plano Nacional, com o propósito prioritário de reduzir a infestação no município de Irati/SC. Dessa forma a Administração Municipal de Irati também criou e instalou nesse mês de maio, o Centro de Operações em Emergências em Saúde (COES) Municipal, implantado para monitoramento e intensificação das ações de controle do mosquito Aedes Aegypti e assistência aos casos, por período contínuo até novo instrumento que o encerre. Foi disponibilizada uma sala física, a unidade do COES-DENGUE.

Uma das importante ações a serem feitas é o Mutirão de Limpeza nos terrenos da cidade de Irati. O trabalho acontece na próxima sexta-feira (26) no período da manhã, contando com profissionais da secretaria da saúde, vigilância sanitária, setor de combate a  endemias e o setor de urbanismo.

A agente de endemias Laiane Rodrigues, solicita que aos moradores da cidade, que cada um recolha o lixo em seu terreno e deixe depositado na frente da residência para que possa ser recolhido na sexta-feira (26) pela manhã. Também pede a colaboração para que os moradores deixem livre o acesso na residência e terreno pois, será feito vistorias nos locais.