Mutirão de Limpeza para combater o Mosquito

O Centro de Operações em Emergências em Saúde (COES) de Irati, promoveu nesta sexta-feira(26), no período da manhã, o Mutirão de Limpeza nos terrenos da cidade de Irati. O trabalho contou com profissionais da vigilância sanitária, setor de combate a endemias e o setor de urbanismo. O objetivo é acabar com os locais, possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Nos últimos anos o Município de Irati/SC, entrou em nível epidêmico e principalmente a alta incidência recorrente de casos de dengue. Neste ano de 2023 o número de casos registrados de dengue tem aumentado, bem como, o risco de disseminação de febre de chikungunya e zika vírus, e suas complicações dentre elas a microcefalia em recém-nascidos.

Mesmo com ações constantes no combate, já são 11 casos de dengue, e Irati já decretou situação de Emergência em Saúde Pública no território do municipal, em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti.

Ainda neste mês de maio, Administração Municipal de Irati criou e instalou o Centro de o Centro de Operações em Emergências em Saúde (COES) Municipal, implantado para monitoramento e intensificação das ações de controle do mosquito Aedes Aegypti e assistência aos casos.