Implantado mudanças para melhor atender na saúde de Irati

Para um atendimento de qualidade é necessário organização.  Dessa forma a organização da Unidade Básica de Saúde de Irati, passou por algumas modificações, buscando também melhorar o fluxo dentro do serviço.

Todos os pacientes que procurarem a unidade básica estão sendo atendidos pelas enfermeiras ou pela médica. Quem classifica o risco e a necessidade do paciente são as técnicas de enfermagem, que realizam a triagem e encaminham para o profissional pertinente. As enfermeiras são capacitadas e seguem o protocolo do Conselho Regional de Enfermagem COREN), onde conseguem atender diversas demandas, muitas vezes não sendo necessária a consulta com a profissional médica.

Conforme o secretário municipal de saúde,     Marcos Kehl, será possível realizar agendamentos para atendimento médico e de enfermagem, conforme disponibilidade de agenda dos profissionais.  Lembra que a demanda livre pela manhã é considerada até às 08h30min. Quem chegar até esse horário é triado e encaminhado para médica ou enfermeiras. Após esse horário é realizado a finalização dos pacientes que foram triados e encaminhados, e o atendimento dos agendamentos. Quem procurar a unidade após as 08h30 é atendido pela enfermagem, ou realizado agendamento para consulta. O mesmo ocorre no período da tarde, sendo até às 14h considerado demanda livre, e após esse horário a finalização dos atendimentos que já foram triados, e os agendamentos.

Nas quartas – feiras no período da tarde, são realizados os atendimentos de puericultura para as crianças agendadas previamente. Neste dia quem procura atendimento é atendido pela enfermagem, salvo emergências.

Nas sextas-feiras no período da tarde, são realizadas as visitas domiciliares pela médica, onde há muitos pacientes oncológicos e acamados, se fazendo necessário esse atendimento e atenção a esses pacientes que precisam de um acompanhamento mais próximo. Nesse dia e período, quem necessitar de atendimento na unidade básica, é atendido pela enfermagem.

Uma vez ao mês e no período da tarde é realizado o atendimento médico das gestantes de acompanhamento do pré-natal, onde há uma demanda grande de gestantes. Nesta tarde quem procurar a unidade é atendido pela enfermagem, salvo emergências.