Reunião sobre plano de saneamento básico é realizada em Irati

Na manhã de hoje, 23 de maio de 2022, foi realizada uma reunião nas dependências da prefeitura municipal de Irati para a discussão o plano de saneamento básico.

De acordo com a Lei Federal nº 14026 de 15 de julho de 2020, o município precisa reformular o plano de saneamento básico, definindo novas metas como, alcançar que até o ano de 2033, que 90% da população do município tenha o sistema de tratamento de esgoto e 99% da população com abastecimento de água potável.

Participaram da reunião, o secretário municipal da saúde, o assessor de planejamento, o secretário de transportes, obras e serviços públicos, diretores do departamento de urbanismo, fiscal de vigilância sanitária, engenheira civil, advogado e as agentes municipais de saúde.

O primeiro passo será o levantamento de quais residências possuem abastecimento de água e o tratamento de esgoto, consistente em fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro, que será realizado através das agentes de saúde, para a viabilização de um estudo dos dados e formulação das novas metas, visto que até 31 de dezembro de 2022, o município deverá ter as novas metas aprovadas por legislação municipal.