Apicultores de Irati participam de treinamento com a Epagri

Aliada às práticas agrícolas, a apicultura gera benefícios para todos os envolvidos. Enquanto as abelhas conseguem o néctar e o pólen necessários para se alimentar e produzir mel, a agricultura se beneficia da polinização, que amplia sua produtividade e garante frutos com mais qualidade e, consequentemente, maior valor de mercado.

 

Pensando nisso, a administração de Irati através da Secretaria da Agricultura, juntamente com a Epagri proporcionou no dia de ontem (26),  um encontro com os apicultores do município com o objetivo de repassar conhecimento e práticas necessárias no cuidado e manejo com as abelhas.

 

O instrutor foi o Engenheiro Agrônomo de Formosa do Sul, Vilmar José Franzen. No encontro, ele destacou sobre manejo alimentar das colmeias, padronização das caixas, conforto térmico para os enxames, troca de cera, junção de enxames fracos e manejo sanitário. 

 

Para o Secretário de Agricultura de Irati, Cristian Lunedo, o encontro foi fundamental pois os apicultores puderam agregar mais conhecimento e capacitação na área. “Nosso objetivo foi levar informação, conhecimento e melhorias para que a produção de mel aumente e possamos difundir cada vez mais a prática em nosso município”, salientou Cristian.