Irati realiza o Pedágio de Conscientização “Todos Contra a Dengue”

Realizado na amanhã desta quarta-feira (13) na cidade de Irati, teve como objetivo contribuir para a diminuição da proliferação do Aedes aegypti no município. Segundo a enfermeira da Unidade Municipal de Saúde, Larissa Hellen Calinski, nem um caso foi confirmado da doença, mas há bastante focos do mosquito da dengue o que deixa o município em alerta.

O Pedágio foi realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Setor de Combate a Endemias, Defesa Civil Municipal e Polícia Militar. A ação consistiu na entrega de folders e orientações aos pedestres e motoristas, sobre o mosquito da dengue e a forma de combater.

O Aedes Aegypti é transmissor não apenas do vírus da dengue, mas também da febre de chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. A proliferação da espécie está diretamente relacionada com a presença de água parada nos ambientes, pois estes locais servem como criadouros, onde o mosquito deposita os ovos e estes se desenvolvem até se tornarem adultos que podem transmitir as doenças, caso infectadas.

A secretária municipal de saúde, Marta Gregolin, destaca que além dos trabalhos dos profissionais na orientação e conscientização, é preciso todo o empenho da população. Lembra que entre os cuidados, está o uso de repelente, o cuido de cada morador com a sua residência, a limpeza dos terrenos e eliminação dos locais com água parada. “Pedimos que os moradores também recebam bem nossos profissionais da saúde, para que possam fazer o trabalho de monitoramento dos locais”, enfatiza Marta.

Caso alguém tiver algum sintoma da doença, as pessoas procurem com urgência a Unidade de Saúde.

Sintomas:

• Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Dor muscular e nas articulações
  • Náuseas e vômitos
  • Sangramento no nariz e gengiva
  • Dor abdominal
  • Dor atrás dos olhos