Irati no oitavo curso de Nota Fiscal Eletrônica

Nesta quarta-feira (25), está sendo realizado o oitavo curso de nota fiscal eletrônica para produtores rurais de Irati. A capacitação é ministrada pela instrutora do SENAR, Janice Zanella.

Numa parceria com o SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais, a Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o Setor de Blocos, tem o objetivo de capacitar todas as propriedades rurais, possibilitando que elas operem com facilidade o novo sistema.

Presente na abertura da capacitação e representando o executivo municipal, esteve o secretário de agricultura e meio ambiente, Valdemir Fortuna, acompanhado do diretor de agricultura Sandro Savoldi, e a servidora responsável pelo setor de blocos, Udrima Lucas de Melo.

O secretário ressaltou a importância da capacitação para um futuro próximo, onde as notas de produtores rurais serão 100% na forma digital.

Conforme a servidora Udrima Lucas de Melo, existem prazos a serem compridos pelos produtores para a migração da nota modelo A4 para a NFeP (nota fiscal eletrônica de produtor). Lembra que todos que emitem 50 ou mais notas no ano, o prazo para a migração ficou até a data de 01/10/2023. Já os produtores que emitem 25 notas no ano, o prazo para a migração será até o dia 01/01/2024. Os produtores que emitem 10 notas no ano, o prazo para a migração será até o dia 01/03/2024. Destaca que a partir de 01/05/2024, todos os produtores deverão migrar para NFeP, indiferente da quantidade de notas emitidas por ano.

Acompanhando o curso, o diretor de agricultura Sandro, destaca a importância das parcerias com o SENAR e o Sindicato, possibilitando além do curso das notas, o município poder oferecer diversas outras capacitações aos produtores, seja na área agrícola, animal ou de culinária.  Informa que havendo interesse do público para algum curso ou treinamento em especifico, esses podem ser solicitados junto a Secretaria de Agricultura do município, ou diretamente com o Sindicato dos Produtores Rurais.