Irati é destaque no “Previne Brasil” e conquista o 4º lugar no Ranking da Saúde Estadual

O programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, mede o desempenho das equipes de atenção básica à saúde, do país. É um modelo de repasse de valores do Governo Federal aos municípios. Vários critérios são levados em consideração no momento da avaliação por parte do Ministério da Saúde.

Com base nos relatórios indicadores em saúde, a nota Previne Brasil classificou o município de Irati no 4º lugar no ranking do estado de Santa Catarina, e no 54º no ranking do país.

A enfermeira da Unidade de Saúde, Larissa  Hellen Calinski, destaca que conforme estabelece o Governo Federal, são considerados para projetar a nota de cada cidade pelo menos sete indicadores. Entre eles estão o acompanhamento das gestantes nas consultas médicas e com dentistas e realização de exames de sífilis e HIV. Outro indicador também é do exame citopatologico, popular preventivo realizado com a população feminina com idade de 24 a 64 anos, o acompanhamento das vacinas da poliomielite e pentavalente e o acompanhamento realizado com os hipertensos e diabéticos.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Irati conquistou nota 10 em:

Indicar 1 – Consultas Pré – Natal

Indicador 2 – Pré – Natal ( Sífilis e HIV)

Indicador 3 – Gestantes Saúde Bucal

Indicador 4 – Cobertura Citopatológico

Indicador 5 – Cobertura Polio e Penta

Indicador 6 – Hipertensão ( PA Aferida)

Indicador 7 – Diabetes (Hemoglobina Glicada)

Conforme o prefeito Neuri Meurer, o destaque na saúde de Irati é prova de uma gestão eficiente, aliada a uma equipe de profissionais comprometida com o trabalho realizado para a população. “Temos dado total condição para que a equipe possa garantir o melhor atendimento na saúde de Irati”, destaca Neuri.