Alunos de União do Oeste conhecem Moinho de Pedra em Irati

Coordenados pela professora Vanderleia Tonial Signor, cerca de 34 alunos do 5º ano matutino e vespertino da Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti de União do Oeste/SC, estiveram no dia 09 de março em Irati/SC. O passeio de estudo teve como prioridade a visita ao Moinho Colonial Cooperleiti.

Conforme a professora Vanderleia, está sendo trabalhado em sala de aula o tema: “Nutrientes e Alimentação Saudável”. Dentro deste tema são estudados o que são alimentos in natura, processados e minimamente processados. Sendo assim, o objetivo do passeio foi conscientizar o consumo de alimentos naturais, bem como, conhecer o processo que passam certos alimentos para depois chegarem até a mesa das famílias e serem consumidos, sem uso de conservantes.

No moinho a turma foi recepcionada pelo presidente da Cooperativa, Laerton Luza, e o funcionário Adair Ivan Silva.

Conforme Laerton, o moinho traz a cultura e tradição dos colonizadores, sendo destaque pelos grãos serem moídos ou descascados utilizando-se da pedra. Cerca de 20 anos que o Moinho de Pedra está instalado em Irati, com equipamentos vindos do Rio Grande do Sul e que lá já eram utilizados. O moinho atende associados da cooperativa, bem como, os não associados de Irati e municípios vizinhos.

A Administração Municipal de Irati, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, agradece a visita da professora e alunos de União do Oeste.