Irati Inaugura e entrega obras para a comunidade

Solenidade de inaugurações aconteceu na sexta-feira, dia 18 de junho, no município de Irati.

Na presença da comunidade, autoridades e servidores locais, regionais e estaduais, o ato aconteceu na Praça Municipal Padre Jaime Tedesco, uma das obras inauguradas juntamente com a inauguração da Capela Mortuária e de diversas ruas da cidade e interior que receberam pavimentação asfáltica e também com pedras irregulares.

Com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, que no ato representou o governador Carlos Moisés da Silva, Claudinei Marques, foi inaugurado o novo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

O prefeito Neuri Meurer e o vice-prefeito Alcir Ferrari, agradeceram a presença de todos, enfatizando a alegria de poder comemorar a entrega de importantes obras para a comunidade.

Para Neuri, as obras e ações são possíveis quando há comprometimento e seriedade com os recursos públicos. Lembra que, com as parcerias entre o município, lideranças políticas, governos estadual e federal, somado ao trabalho dos servidores, Irati vem avançando no desenvolvimento econômico e social, trazendo melhor qualidade de vida para a população iratiense.

Durante a solenidade, fazendo o momento de oração e benção das obras, marcaram presença o padre Valdemar Scatolin da Paróquia Santa Inês de Quilombo, e o pastor Laércio Fernandes da Igreja Assembléia de Deus. Em suas falas e com a presença de Zélia Tedesco Theodoro representado a família, lembraram dos trabalhos em prol da comunidade feitos em vida pelo padre Jaime Tedesco, cuja a nova Praça leva o seu nome.

Entre as autoridades, também marcaram presença no evento os deputados estaduais Valdir Cobalquini e Fabiano da Luz, a presidente do legislativo de Irati, Clausa B. Fortuna, o secretário municipal de assistência social, Sandro Zanella,  o secretário de estado do desenvolvimento econômico sustentável, Luciano Buligon, os assessores parlamentares Walter Naujorks (Representando o deputado federal Celso Maldaner), Najur Ronsani ( Representado o presidente da assembléia legislativa estadual, o deputado Mauro de Nadal), José Francisco Ritter ( Representado o deputado estadual Nilso Berlanda).

Prestigiando o evento também estiveram presentes os prefeitos Mauro Risso (Jardinópolis), Luiz Daga (Águas Frias), Valdelírio Locatelli da Cruz (Jupiá), e o vice-prefeito de Formosa do Sul, Fernando Correa. Representando a empresa MS Ferragens e Materiais de construção, responsável pela construção da Praça e a Capela Mortuária, esteve presente o empresário Mario Batista Da Cruz.

Obras Inauguradas

Praça Municipal Padre Jaime Tedesco

Área: 3.950 m². Mais de 600 mil reais de investimentos, sendo R$ 538.993,33 do Ministério do Turismo. Atuação do deputado federal Celso Maldaner para a liberação dos recursos.

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social

Investimento na Obra: R$ 385.673,22

Recursos:  Governo do estado  através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

O município contribuiu com o terreno no valor de R$ 80.000,00 ( 80 Mil), além dos trabalhos de terraplanagem no local para a construção da obra.

Capela Mortuária

Obra de 122,60m²

Investimento: R$ 149.177,79

Recursos: Próprios do Município de Irati

Pavimentações Asfálticas

Inúmeras ruas neste ano de 2021 e também de outros anos da Gestão de Neuri e Alcir. Obras que não haviam sido inauguradas devido à Pandemia.

Através de Convênios de 573 mil reais com o Ministério de Desenvolvimento Regional, que para a liberação, teve apoio do deputado federal Celso Maldaner, somado a contrapartida do municipio de R$ 106.970,57, foi possivel asfaltar parte das ruas Presidente Juscelino, Alcides Bodanese, São jorge e Celso Ramos

Com recursos próprios  na ordem de R$ 213.124,16  o município pavimentou parte da Rua João Beux Sobrinho.

Recursos próprios também foram investidos para pavimentar trechos da Servidão João Dal Santo, Rua Telmiro Bodanese e Rua Eugênio Fante.

Também foram realizados inúmeros reparos em ruas de asfalto, e construções de pavimentações com pedras irregulares ( Calçamento)

Além da cidade, as obras de calçamento e asfalto foram feitas em ruas da comunidade de Sete de Setembro. Um dos “Grandes Sonhos” realizados foi a construção asfáltica ligando a comunidade até a SC 159.

Já neste ano de 2021 na cidade foram feitas:

Pavimentação Asfáltica na Rua Presidente Castelo Branco

Investimento: R$ 126.236,79

Recursos: Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Marcos Vieira, e recursos próprios do município

Pavimentação Asfáltica em parte da Rua Celso Ramos

Investimento: R$ 129.270,07

Recursos: Próprios do Município

Os projetos da Praça Municipal, Capela Mortuária e ruas pavimentadas, foram realizados pela Engenheira  Fabiana Grando.

Em breve mais fotos…