Irati inicia Vacinação contra a Gripe na segunda-feira dia 12

23ª CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

 

 A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no numero de casos entre as estações climáticas mais frias.

É importante a Vacinação contra a Influenza em tempos de pandemia da Covid-19. A vacinação contra a influenza assume particular relevância para proteger populações vulneráveis em riscos de desenvolver formas graves da doença e reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas a influenza na população, aliviando a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia pela covid-19.

 

DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS PRIORITARIOS

Primeira Etapa     De 12/04  a 10/05/2021

Crianças ( 6 Meses  a  de 6 Anos)

Gestantes

Puérperas

Povos Indígenas

Trabalhadores da Saúde

               

               

Segunda Etapa De 11/05 a 08/06/2021 

Idosos com 60 Anos e Mais

Professores

               

Terceira Etapa  De 09/06 A 09/07/2021

Comorbidades

Pessoas com Deficiência Permanentes

Caminhoneiros

Trabalhadores de Transporte Com:  Coletivo Rodoviario, Passageiros Urbano e de Longo Curso

Trabalhadores Portuários

Forças de Seguranças e Salvamento

Forças Armadas

Funcionarios de Sistema de Privação de Liberdade

População Privada de Liberdade,  Adolescentes e Jovens em Medidas Socioeducativas.

 

Objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Atenção: A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional de vacinação. As pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra a influenza que buscarem uma Unidade Básica de Saúde, e ainda não foram vacinadas contra a covid-19, preferencialmente, deve ser administrada a vacina do covid-19 e  agendada a vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

 

MEDIDAS DE PREVENÃO À TRANSMISSÃO DA COVID-19 NAS AÇOES DE VACINAÇÃOES CONTRA A INFLUNZA.

Para a vacinação segura e a redução do risco de disseminação da covid-19 é necessária a adoção de medidas de prevenção e proteção diante do cenário epidemiológico dessa doença, tanto para o trabalhador da saúde quanto para a população em geral, com o intuito de vacinar o maior numero de pessoas entre o público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações nos pontos de vacinação.

Pedimos que o público-alvo faça o seu agendamento na Unidade Básica de Saúde de Irati-SC pelo telefone (49) 33490000  para evitar aglomerações de pessoas na fila de espera.

 

A vacina da influenza estará disponível a partir de segunda-feira dia 12/04/2021.

 

Para tirar dúvidas e ter mais informações ligue na Unidade de Saúde, falar com a responsável pela sala de vacina (3349 0000).