Mutirão de Limpeza para combater o Aedes aegypti

A Administração Municipal de Irati através da Secretaria Municipal de Saúde, e com apoio da Defesa Civil Municipal, promoveu nesta sexta-feira(12), no período da manhã, o Mutirão de Limpeza nos terrenos da cidade de Irati. O trabalho contou com profissionais da vigilância sanitária, setor de combate a endemias, agentes de saúde, os setores de urbanismo, agricultura, DMER e o CRAS. O objetivo foi acabar com os locais, possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Ainda na segunda-feira dia 08 de abril, os trabalhos de limpeza foram realizados na comunidade de Sete de Setembro.

O Aedes Aegypti é transmissor não apenas do vírus da dengue, mas também da febre de chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. A proliferação da espécie está diretamente relacionada com a presença de água parada nos ambientes, pois estes locais servem como criadouros, onde o mosquito deposita os ovos e estes se desenvolvem até se tornarem adultos que podem transmitir as doenças, caso infectadas.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, é preciso todo o empenho da população.  Lembra que entre os cuidados, está o uso de repelente, o cuidado de cada morador com a sua residência, a limpeza dos terrenos e eliminação dos locais com água parada.

Caso alguém tiver algum sintoma da doença, as pessoas procurem com urgência a Unidade de Saúde.

Sintomas:

• Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Dor muscular e nas articulações
  • Náuseas e vômitos
  • Sangramento no nariz e gengiva
  • Dor abdominal
  • Dor atrás dos olhos