Oficina “Terra, tradição e memória” será realizado em Irati

No dia 25 de agosto de 2022, será realizado em Irati o projeto “Terra, tradição e memória: pesquisa, acervos, educação patrimonial e preservação do patrimônio cultural no oeste catarinense”, que tem como objetivo debater a importância da preservação dos bens culturais mantidos por famílias agricultoras do oeste catarinense.

A apresentação acontecerá no Centro de Multiplo Uso de Irati, a partir das 08h. O evento contará com exposição fotográfica, exibição de documentário, distribuição de cartilha e um bate papo com a Família Biff, que vai falar sobre sua experiência, bem como explanação de conteúdos acerca da importância da preservação dos bens culturais.

Você vai conhecer oito famílias que preservam tradições culturais materiais e imateriais importantes: objetos históricos, sementes crioulas, uso de plantas medicinais, cooperação, sociabilidade nas comunidades rurais, práticas artesanais, culinária tradicional e muito mais. Essas famílias conseguem gerar renda com atividades diferenciadas, ter qualidade de vida e, ainda, preservar saberes e fazeres transmitidos há várias gerações. Isso tem inspirado os jovens a se tornarem sucessores nas propriedades e continuarem o trabalho dos seus pais e avós.

Atividade aberta para a comunidade e totalmente gratuita, e com intérprete de libras.

A oficina é promovida pela historiadora Elisandra Forneck e Catavento Gestão e Produção Cultural, por meio do Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

A Administração Municipal de Irati através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes está incentivando com o fornecimento do espaço para a realização das oficinas.