Irati realiza a Conferência da Criança e Adolescente

Com o objetivo de promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos, acontece na tarde desta sexta-feira (04) nas dependências da Câmara de Vereadores, a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Neste ano de 2022 tem como tema geral “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Contando com representantes da comunidade e entidades, bem como, de autoridades municipais, a conferência tem os seguintes eixos norteadores do debate:

Eixo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;

Eixo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

Eixo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;

Eixo 4: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Para palestrar sobre os assuntos da conferência, fazer a exposição dos eixos e conduzir a elaboração das propostas, está presente a profissional Roselaine Klaus Camatti, mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, da empresa Crescer Treinamentos de Chapecó – SC.

Ainda ao final do evento será feita a escolha e apresentação dos delegados, pessoas que serão responsáveis para defender as propostas municipais na conferencia estadual.

Entre as autoridades presentes, participam o prefeito em exercício Alcir Ferrari, a vice-presidente do legislativo Cleusa Botoluz Fortuna, o gestor municipal de assistência social, Sergio Riboldi, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gilmar Delazari e a assessora de políticas públicas da AMNOROESTE, Rose Mari Guarda .

Agradecendo a presença do público, o prefeito Alcir destacou a importância da população estar contribuindo com sugestões para melhorar e continuar garantindo as ações em prol dos crianças e adolescentes.