Conscientização na escola para evitar a Dengue
A secretaria municipal de saúde de Irati, através do setor de combate a endemias realizou mais uma importante ação no combate da dengue. Nesta semana, na quarta-feira dia 08 de novembro, a agente de endemias Laiane Rodrigues, esteve na escola CEMIR trabalhando assuntos sobre a dengue com alunos do 1º ao 5º ano.
Segundo a agente, foram repassadas diversas dicas para combater o mosquito Aedes aegypti, bem como, quais os sintomas e o que fazer em caso de contrair a doença. Na oportunidade os alunos também conheceram larvas e o próprio mosquito transmissor, apresentados pela agente Laiane.
Buscando envolver também as famílias, cada aluno ganhou atividades para desenvolverem em casa. “Para combater o mosquito Aedes Aegypti, é necessário o envolvimento de diversos setores da sociedade civil e múltiplos órgãos governamentais, além da mudança comportamental da população para os cuidados diários nos locais onde vivem”, destaca a agente Laiane.
Importante:
O Aedes Aegypti é transmissor não apenas do vírus da dengue, mas também da febre de chikungunya, da febre amarela e do zika vírus. A proliferação da espécie está diretamente relacionada com a presença de água parada nos ambientes, pois estes locais servem como criadouros, onde o mosquito deposita os ovos e estes se desenvolvem até se tornarem adultos que podem transmitir as doenças, caso infectadas.
A Secretaria de Saúde e o Setor de Combate a Endemias, orienta que ao identificar algum sintoma da doença, as pessoas procurem com urgência a Unidade de Saúde.
Caso apresente um ou mais sintomas:
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Tontura
- Dor muscular e nas articulações
- Náuseas e vômitos
- Sangramento no nariz e gengiva
- Dor abdominal
- Dor atrás dos olhos
- Fraqueza
- Manchas vermelhas na pele