O futebol de domingo em Irati e União do Oeste

A colonização iniciada no Oeste de Santa Catarina no século XX contribuiu para a organização da sociedade e, posteriormente, para sua permanência em determinadas regiões. Cada grupo social que ali se alocou passou a formar comunidades que abrigavam redes de relações, as quais iam desde a divisão de tarefas cotidianas até organizações mais complexas que envolviam vários atores. Dessas atribuições cotidianas, surgiram também as práticas de atividades de lazer, em especial o futebol que se tornou facilitador frente às dificuldades e desafios cotidianos encontrados.

A mestre em história, Claudia Valmorbida Risso, juntamente com sua colega professora e orientadora Samira Moretto, pesquisou a fundo esse assunto “futebol” na nossa região, em especial nos municípios de Irati e União do Oeste, e os resultados foram surpreendentes e que possibilitou a publicação de um artigo.

Segunda Claudia, o objetivo do artigo é analisar as práticas do futebol nas comunidades residentes nos atuais municípios de União do Oeste e Irati,  no oeste de Santa Catarina, entre as décadas de 1960 a 1980.  Claudia estuda e pesquisa sobre a colonização, a migração, a vida, as vivências, as histórias de famílias após a Guerra do Contestado em Santa Catarina. Destaca que após a guerra e a consequente vendas das terras do território contestado por empresas colonizadoras na região, fez-se formar vilas e povoados de colonizadores e caboclos, e posteriormente esses deram origem ao então município de Irati e União do Oeste.

Leia o Artigo e faça uma viagem no tempo. Terá acesso à muitas informações e curiosidades até então desconhecidas.