Controle de Javalis e Porcos Asselvajados – Evento abordou sobre a legislação

Nesta semana, no dia 25 maio de 2021, o Médico Veterinário da Prefeitura Municipal de Irati, Leandro Pedroso Mendes, apresentou ao grupo de CAC (Caçadores, Atiradores Esportivos e Colecionadores) e público interessado de Irati, assunto referente ao Controle de Javalis e Porcos Asselvajados. O evento promovido pela Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente e Associação Colina do Sol de Irati, teve a finalidade de informar sobre ações em Defesa do Meio Ambiente e medidas de Defesa Sanitária Animal no município.  Foram abordados os temas sobre legislação referente ao controle de Javalis (Sus scrofa ) e suínos Asselvajados, zoonoses, riscos econômicos, sanitários, bem como, meios de controle e projetos pilotos em andamento na região catarinense e também no estado do Rio Grande do Sul.

O Javali é considerados uma das 100 piores espécies invasoras do mundo, responsável por danos ambientais, econômicos e sanitários. Espécie exótica (não pertence a nossa fauna) foi autorizado seu controle pelo IBAMA na Instrução Normativa n° 03 de 2013 que institui o manejo populacional de javalis no Brasil, e institui os Caçadores devidamente registrado no Exército Brasileiro e IBAMA, como agentes controladores de espécie exótica invasora.

Conforme o Veterinário Leandro, para mais esclarecimentos os interessados poderão procurar a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente.