Curso ensina produtores rurais a emitirem a Nota Fiscal Eletrônica
Os sistemas de notas de produtores rurais já estão sendo alterados para a forma digital e, estar atualizado e preparado para tal mudança é indispensável para o bom andamento da comercialização dos produtos produzidos nas propriedades.
Buscando antecipar o conhecimento para os agricultores de Irati, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o Setor de Blocos do município e contando com o apoio técnico do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, proporcionou o Curso sobre Nota Fiscal Eletrônica de Produtor.
Sob a coordenação da instrutora do SENAR, na área de informática, Janice Zanella, o curso de oito (8) horas de duração aconteceu ontem, quarta-feira (01).
Conforme Janice, mesmo ainda as notas digitais serem obrigatórias apenas para comercialização para fora do estado, emitir em qualquer movimento mesmo dentro do próprio município e estado, já tem inúmeras vantagens, como a praticidade do produtor emitir sua nota sem sair de casa, ou mesmo estando em qualquer lugar já que o sistema permite o acesso também por tablet e celular, bastando apenas estar conectado com a Internet. Janice lembra que o sistema está disponível 24 horas por dia e durante os sete dias da semana.
Durante o curso, os agricultores aprendem:
- Como acessar o sistema e os passos para emitir a nota digital;
- Acompanhamento da movimentação econômica na propriedade;
- Retirada de relatórios quando necessário;
- Principais conceitos e características que envolvem as notas fiscais eletrônicas, além de outras informações relevantes.
A mudança
A nota fiscal eletrônica é obrigatória apenas para as operações interestaduais. Nas transações dentro do estado, as notas de papel ainda são aceitas. A alteração faz parte de um processo para levar mais agilidade e eficiência fiscal, já que a nota eletrônica é gerada e autorizada imediatamente pelo portal da Receita Estadual.
O prefeito Neuri destaca que, além do apoio com máquinas e programas para melhorar a produção e renda das famílias agricultoras, levar conhecimento no campo também é prioridade da Administração, pois, através da informação o produtor se torna menos dependente para as questões burocráticas e administrativas, diminuindo seus custos na produção e ganhando mais tempo para outras atividades.
A Secretaria Municipal de Agricultura informa que, havendo interesse de mais produtores em fazer o curso, uma segunda turma poderá ser formada. Interessados já podem fazer as inscrições na Secretaria durante o horário de expediente.