PREFEITURA MUNICIPAL

O município de Irati teve o início de sua colonização em 1946, na antiga Barra Grande, com a chegada de um grupo de desbravadores, sendo que as terras eram de propriedade de João Beux Sobrinho e Wili Hach, oriundos do rio Grande do Sul e litoral do Estado de Santa Catarina.
Eram famílias pioneiras em busca de novas terras devido à concentração populacional no município de origem e a improdutividade das terras para o cultivo advindo da erosão constante e não correção do solo. Entre eles destacavam-se as famílias de João Hunjas, Ernesto Canalli e Carlos Ianes.
Através da Lei Estadual nº 66/64 de 06 de março de 1964, Irati passou a categoria de distrito de Quilombo – SC, e emancipou-se em 09 de janeiro de 1992, pela Lei Estadual nº. 8528/92. Atualmente o município possui apenas distrito que é sede e conta com 13 comunidades na zona rural: Linha Jacutinga, Linha Cordasso, Vila flor, Linha Esperança, Linha Conceição, Linha Sete de Setembro, Linha Jordaninho, Linha São Gabriel, Linha São Pedro, Linha Santo Antonio, Linha Flor da Serra, Linha Barra Escondida e Linha Laranjal (esta última é comunidade desmembrada do município de São Lourenço do Oeste).
O município de Irati – SC localiza-se na microrregião Oeste do Estado e faz parte da AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina), que é composta pelos seguintes municípios: Águas Frias, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Irati, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunha Porã, Formosa do Sul, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Sul Brasil e União do Oeste.
O município de Irati limita-se: Ao NORTE com São Lourenço do Oeste, ao SUL com Jardinópolis, ao LESTE com Formosa do Sul, ao OESTE com Sul Brasil e Campo Erê.
O município de Irati está situado na zona Oeste de Santa Catarina, lat. 26°38 e long. 52°55 a oeste de Greenwich.
Sua extensão territorial é de 79,0 Km², seu relevo é composto por planalto de regiões planas, outras onduladas e montanhosas de formação basáltica.
O clima é mesotérmico úmido, com temperatura variada entre máxima de 36ºc, média de 16°c e mínima de 5°c.
A população do município de Irati, segundo dados do IBGE (2010) é de 2.096 habitantes, perfazendo uma média de cinco pessoas por família, com índice de densidade demográfica de 28,93 pessoas por Km².
A origem da população de Irati é de caráter misto, com predominância de italianos, alemães, caboclos e um baixo percentual de poloneses.