Oficina “Terra, tradição e memória” foi realizado nesta manhã em Irati

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no centro de Multiplo-Uso de Irati. Contou com exposição fotográfica, exibição de documentário, distribuição de cartilha e um bate papo com a Família Biff, bem como a explanação de conteúdos acerca da importância da preservação dos bens culturais.

A oficina foi promovida pela historiadora Elisandra Forneck e Catavento Gestão e Produção Cultural, por meio do Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC), Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo. O público presente foram pessoas da comunidade e professores e alunos das escolas.

Também marcaram presença no evento, o prefeito Neuri Meurer e a secretária de educação, cultura e esportes, Keli Cristina Malfatti. Conforme destacou Neuri, para o município de Irati, uma amostra como essa é muito importante. “Toda a população de Irati pode visitar e ver como funcionava antigamente, conhecer a história de Irati, como foi desbravado e entender como os equipamentos eram utilizados. Isso é uma lembrança viva, onde podemos contar essas histórias para os nossos filhos, para os alunos do município e claro para toda a população iratiense”, finalizou o prefeito.

De acordo com Elisandra a oficina resulta de uma pesquisa desenvolvida nos municípios do Oeste Catarinense desde 2020. “Nós conhecemos oito famílias em diferentes municípios aqui da região Oeste onde essas famílias tem uma peculiaridade que é preservar acervos históricos, museus particulares formados pelas famílias ou então preservar alguma tradição na culinária, no modo de plantar e de fazer, que vem se perdendo dentro da agricultura familiar”, disse.

Em Irati, a família entrevistada para a pesquisa foi a família Biff que esteve prestigiando o evento e apresentando o seu museu e sua história.

A Administração Municipal de Irati através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes apoiou o evento.